quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENEM: Gêneros jornalísticos

     Um gênero textual é um fenômeno cultural, histórico, dialógico e, portanto, sociocomunicativo. Considerando-se que são gêneros veiculados socialmente - e aos quais a maioria do público leitor está habituada -, vamos analisar alguns gêneros jornalísticos:

     Notícia: de linguagem direta e formal, é um texto informativo escrito de forma impossoal e na terceira pessoa. Tem a estrutura de "pirâmide invertida": as principais informações sobre o fato noticiado são sintetizadas logo no início do texto - a síntese "o que, como, quando, onde" recebe o nome de lide(do inglês lead, que significa conduzir, guiar). O restante do texto desenvolve os detalhes (relevantes ou não) e sua possível repercussão na vida das pessoas que estão lendo. Pode ter ou não um público-alvo (jovens, políticos, idosos, famílias). Procure observar essas características no lide de uma notícia reproduzido abaixo:
     "O médico oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coronel Cleber Ferreira, constatou, após atendê-lo no fim desta quinta-feira(28), que o quadro dele 'é estável e evolui positivamente', informou a Assesoria de Imprensa da Presidência da República. A pressão de Lula está em 11 por 8, segundo o médico, que acompanha o presidente constantemente e foi quem impediu sua viagem a Davos, na noite de quarta-feira(27). (Fonte:www.abril.com.br/noticias,28/1/2010).
     Reportagem: é uma notícia mais aprofundada, em que o autor pode expressar sua opinião ao descrever e caracterizar os fatos. Observe essas características no trecho abaixo:
     "Sob as trevas da noite o pavor aumenta. Os raros focos de luz são dos faróis de carros, dos postes de quartéis com geradores e das fogueiras... Assustadoras fogueiras alimentadas por escombros e corpos. Do Hospital-Geral de Porto Príncipe emergem urros de dor de pacientes. A enfermeira ajoelha-se no colchonete, liga uma lanterna e pede que ela respire. Suando muito,Widlyn se segura no tronco de uma árvore e emite um longo e agudo uivo. Um bebê sai lentamente de seu ventre. Widlyn sorri. O nome de seu filho é Cristopher - e o Haiti é o seu futuro". (Fonte:Veja,27/1/2010, adaptada).
     Nota: texto curto sobre algum fato de relevância noticiosa, composto apenas do lide. Muito comum em colunas:
     "Alberto Costa e Silva está organizando uma 'Antologia Jorge Amado' para a Penguim Books lançar nos EUA e no Brasil. Além da obra completa que irá para as livrarias, terá também um volume com textos avulsos de Amado, seus discursos nos tempos em que ocupou uma cadeira de deputado federal pelo PCB nos anos 40, artigos e entrevistas". (Fonte: Radar on-line, extraído de www.com.br,27/1/2010).
     Infográfico: fusão de textos não verbais (ilustrações, gráficos etc) e verbais. Os diferentes gêneros jornalísticos costumam ser acompanhados por infográficos, que funcionem como um reforço visual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário