quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENEM: Gêneros narrativos

     Os gêneros narrativos são o romance, o conto e a crônica.
     Embora predominantemente narrativos, esses três gêneros têm características distintas.
     O Enem, como também diversos vestibulares, pode utilizar-se dos mais variados gêneros textuais para avaliar sua habilidade em ler, compreender, relacionar diferentes gêneros entre si e identifcar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Alguns desses gêneros são o romance, o conto e a crônica narrativa, que têm em comum o fato de ser narrativos. Isso significa que organizam, de diferentes maneiras, cinco grandes elementos: o desenvolvimento de uma sequência de acontecimentos (enredo), vivida por personagens e contada por um narrador; essa sequência implica ainda passagem de tempo e mudanças no espaço. Vamos analizar esses três gêneros.

     Romance
    
     É uma narrativa longa, que relata um enredo imaginário, normalmente não concentrado em um único conflito, desenvolvendo-se em geral com muitas passagens de tempo e mudanças de espaço. De caráter verossímil, pode ser escrito em 1ª ou 3ª pessoa e envolver uma ou mais personagens. Tente observar essas características no trecho abaixo, extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis:

Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de "menino diabo", e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que  estragara o doce "por pirraça"; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia - algumas vezes gemendo -, mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um "ai, nhonhô!" - ao que retorquia: - "Cala a boca, besta!
                                    (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

     Conto

     É, geralmente, um texto narrativo breve, em prosa, de ficção, que se concentra em um grande conflito. Caracteriza-se por personagens brevemente retratados e pode ser escrito em 1ª ou 3ª pessoa. Em geral, diferentemente de um romance, o texto não se divide em capítulos. Isso implica também que há menos passagens de tempo e mudanças de espaço. Um exemplo da escritora Clarice Lispector:

     Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão, e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
     O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
     - Cale-se ou expulso a senhora da sala.
     Ferida, triunfante eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava.(...)
                                        (Clarice Lispector, Os desafios de Sofia)

     Crônica narrativa

     É uma história informal, que apresenta um comentário leve e breve sobre algum fato do catidiano. Na maioria das vezes, é escrita para ser veiculada em um jornal. Pode se originar a partir de algum fato jornalístico ou um tema rotineiro. Suas principais características são uma linguagem coloquial e um toque de humor e crítica. É importante ressaltar que, apesar de ser mais próxima da realidade, uma crônica narrativa é um texto ficcional, ou seja, não há compromisso do autor em ser fiel ao fato real que pode ter inspirado o texto. tente observar essas características no texto a seguir, extraído de uma crônica inspirada em um tema cotidiano:

     Não sei se fecha com a estatística geral, mas, naquela sala de espera do aeroporto, entre trinta pessoas, uma tinha telefone celular. E ele tocou.
     - Alô? Eu. Oi, querida.
     As outras vinte e nove pessoas continuaram fazendo o que se faz numa sala de espera de aeroporto quando o avião atrasa. Lendo, tentando dormir, olhando fixo para o nada. e fingindo que não ouviam a conversa.(...)
                                                        (Luís Fernando Veríssimo, Sissica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário