quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENEM:Gêneros textuais - 1

     Os gêneros textuais são praticamente infinitos. Escolhemos qual deles usar conforme o momento, a situação e a intenção da camunicação.
     Você sabia que, ao ler o horóscopo do jornal ou escrever um scrap (recado) para algum amigo no site de relacionementos Orkut, você está exercendo  sua capacidade de compreender e aplicar diferentes formas de expressão textual? Sem perceber, você transita de um gênero de texto para outro o tempo inteiro. Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para nos referir aos textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
     Em um texto de uma campanha publicitária cujo objetivo é estimular os estabelecimentos de saúde a notificarem casos de violência contra crianças, mulheres e idosos é um exemplo de que,  para nos comunicarmos, utilizamos determinados gêneros textuais, de acordo com a intenção comunicativa, o momento e a situação em ocorre essa comunicação.
     O Enem, e também deversos vestibulares, avalia com frequência a capacidade do estudante de reconhecer os gêneros de texto. Dessa forma, vamos listar aqui alguns gêneros presentes em nosso cotidiano
     *Histórias em quadrinhos:utilizam, geralmente, um tipo de discurso direto que é apresentado dentro de balõezinhos. Sua principal característica é o uso da linguagem verbal (palavras) e da não verbal(ilustração).

     *Charge: faz uso de linguagem não verbal (caricatura) e, na maioria das vezes, também da verbal.
Costuma satirizar algum fato em evidência com uma ou mais personagens envolvidas.

     *Classificação: gênero de texto vinculado ao universo jornalístico, em que indivíduos ou empresas oferecem um produto ou um serviço. É escrito de forma breve e concisa, apresentando alguns elementos básicos do produto ou serviço que possam interessar ao leitor.

     Esses são apenas alguns exemplos de gêneros de texto. Nos estudos da literatura, temos, por exemplo, crônicas, contos, prosa etc. Os gêneros textuais englobam esses e todos os textos produzidos
por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail. São muitos, os gêneros de texto que circulam por aí. São as situações que definem qual utilizar. É importante frisar que o conceito de texto não se limita à linguagem verbal, ou seja, às palavras. O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematógrafico, o teatro, o coreógrafo (dança e música) ou o pictórico (pintura). Uma obra de arte ou uma ilustração, portanto, são formas de expressão textual, providas de significado.
     Alguns exemplos de gêneros textuais que encontramos no dia a dia: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha,edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário